quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

São Mamede implanta a "Meningocócica C" no calendário básico de vacinação


A Secretaria Municipal de Saúde de São Mamede realizou hoje um treinamento para vacinadores e demais profissionais para implantação da vacina Meningocócica C no calendário básico de vacinação das crianças.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Régia Lopes, e o Coordenador de Imunizações Joacir Medeiros repassaram aos profissionais os procedimentos para administração do novo imunobiológico, além de uma atualização no calendário básico já implantação e em plena execução pelas Equipes de Saúde da Família.





A vacina Meningocócica C estará disponível nas três Unidades de Saúde da Família de São Mamede a partir da próxima segunda-feira (22) e terá como público-alvo as crianças de 3 meses a 2 anos incompletos, que deverão ser levadas aos Postos com o Cartão da Criança. A vacina ficará em definitivo no calendário de rotina.



A administração da vacina, através de injeção intramuscular, obedecerá ao seguinte esquema:


IDADE - MESES
NÚMERO DE DOSES
REFORÇO
3 e 5 meses
5 e 7 meses
7 e 9 meses
8 e 10 meses
9 e 11 meses
2 doses com intervalo
de 2 meses
1 dose aos 12 meses de idade
10 meses
11 meses

1 dose
1 dose aos 12 meses de idade
12 a 23 meses
Dose única
-


A doença meningocócica (DM), da qual a vacina protege, é causada pelaNeisseria Meningitidis (meningococo) cuja disseminação resulta em infecções invasivas graves como a meningite e a meningococcemia. As infecções geralmente têm início abrupto e poderão evoluir rapidamente alcançando uma taxa de letalidade de 10-20 % e em até 20 % dos casos os pacientes poderão evoluir com seqüelas como surdez, déficit neurológico e amputação de extremidades.

0 comentários:

Postar um comentário